Sobre o jogo

Se você conhece o gênero MOBA, agradeça ao Dota. A partir do jogo, que na verdade começou como um mod para o jogo "Warcraft III", o gênero mais rentável da indústria de e-sports foi criado. O jogo evoluiu com o tempo até que a Valve assumiu as rédeas, comprando os direitos do jogo e lançou uma nova versão, chamada Dota 2, em 2013. Desde então o jogo se tornou o segundo maior MOBA do mundo, ficando atrás apenas do "League of Legends".

Se você procura um jogo fácil e simples, o Dota não é para você. Muito mais complexo que o LoL, o Dota exige bem mais de seus jogadores. Fora isso, o formato é o mesmo: há dois times com cinco jogadores em cada e o objetivo principal é destruir a base inimiga, encaminhando-se através das várias rotas (ou selva) e destruindo as diversas estruturas pelo caminho. Mas tal tarefa não é fácil, é necessário ter heróis poderosos para tal, e poder é adquirido por meio de itens e habilidades. Os itens são adquiridos com ouro e as habilidades são evoluídas conforme se passa de nível, podendo chegar ao máximo de 25.

Como ganhar ouro e experiência? Começando pelo ouro: ganha-se ouro ao matar tropas inimigas ou neutras, ao matar os próprios heróis inimigos ou ao destruir construções inimigas. Ganha-se ouro passivamente, a cada certa quantia de tempo, mas em quantidade ínfima se comparada ao ganho ativo. A experiência é ganha de maneira similar: abatendo tropas, inimigos e monstros da selva.

O cenário competitivo de Dota 2 é um pouco menor do que o de "League of Legends" em nosso país, mas investimentos estão sendo feitos para aumentar o interesse no jogo no país. Mas lá fora a coisa muda de figura: o Dota 2 é um fenômeno gigantesco, sendo que seu último campeonato mundial, The International 2015, pagou no total $18.429.613,00, sendo mais de $6.000.000 ao vencedor Evil Geniuses. O próximo grande evento será o Majors, cujas classificatórias gerais ocorrem dos dias 6 a 9 de outubro, e as regionais ocorrem dos dias 10 a 12 do mesmo mês. As classificatórias regionais determinarão várias equipes a serem convidadas para competir no Major. Convites diretos e as classificatórias regionais serão divulgados no dia 5 de outubro.

O jogo muito em breve será atualizado para a versão Reborn, contando com um update em sua engine gráfica - que passará a ser a conhecida Source. Podemos esperar grandes mudanças positivas.