Notícias

Ryze, O Mago Rúnico, Atualizado

Por: Gabriel Gastaldo - Gamehall - 28/06/2016 10:21:54
Ryze, O Mago Rúnico, Atualizado

Histórico

Mais um campeão de League of Legends recebe uma atualização completa, falamos de Ryze, O Mago Rúnico, um dos primeiros campeões lançados e com um histórico bem interessante.

Primeiramente, Ryze é, ao lado de Tryndamere, um dos campeões que recebiam o “nome” de um dos fundadores da Riot games, sendo eles Marc “Tryndamere” Merrill e Brandon “Ryze” Beck.

Como se não bastasse, ele foi um dos campeões originais do jogo, lançado junto com o mesmo em 2009, sendo então um dos campeões mais antigos existentes.

Ryze teve vários updates, não apenas os updates regulares que vez ou outra balanceiam um atributo ou apenas uma habilidade, mas sim updates que tentaram modificar a adequá-lo ao jogo, equilibrando-o como um todo.

Um após um, esses updates falharam, Ryze sempre ficou além do esperado ou aquém, nunca conseguindo ser um pick regular sem se tornar algo realmente forte e considerado desbalanceado em relação ao resto do jogo.

Talvez por sua concepção original isso fosse uma consequência natural, uma metralhadora de habilidades que normalmente tinha um poder vinculado à velocidade e precisão dos combos. Uma vez que essa curva de aprendizado fosse superada, o verdadeiro poder desse campeão se revelava.

Com tudo isso a Riot tentou por pelo menos três vezes fazer grandes mudanças em sua mecânica. E em cada uma delas, não houve sucesso, o campeão ou desaparecia ou voltava tão forte que os nerfs eram sequenciais nas atualizações seguintes.

Além de tudo isso, Ryze ainda tinha um modelo antigo, de uma época onde os gráficos de League of Legends ainda eram primários e muitas das tecnologias gráficas que existem hoje em dia, ainda não tinham sido implementadas.

O resultado de tudo isso era um campeão com altos e baixos bem claros e constantes, que a Riot finalmente resolveu refazer do zero, tal qual já tivemos Gangplank, Karthus, Sion, Poppy e mais recentemente, Taric.

Mudanças

A primeira mudança do campeão é o seu visual, o modelo do mesmo esta refeito e sua movimentação é finalmente fluída, parecendo menos mecânica e com um “boneco” e mais com um personagem humano.

Mas não para por aí, a clareza dele dentro de jogo está melhor, ao mesmo tempo em que ele passa a parecer mais fiel ao cenário, junto a escolha de paletas de cores do jogo e com o estilo de modelagem atual.

Se visualmente ele está refeito, mecanicamente temos um conjunto bem diferente de habilidades, que não aposentam o antigo “metralhadora de habilidades” mas dão a ele novas possibilidades e dimensões, além de uma habilidade completamente nova.

Sua ultimate agora é um portal de teleportação que pode levar todo o seu time para uma localização especifica, com alcance crescente conforme evolução da habilidade, e que permitirá jogadas impressionantes com movimentação surpresa e até mesmo levar as unidades de combate, os “minions” nesse portal”.

Na página de atualização do campeão, a Riot deixa um pequeno “easter egg” com a seguinte declaração:

Reza a lenda que um rei demoníaco e imbatível disse certa vez: "Ryze é o campeão que você deve conhecer se deseja entender a importância de pressionar as teclas certas, na hora certa e na ordem certa"

Esse “rei demoníaco” a que se referem é nada menos que o jogador mundialmente famoso, Faker, considerado por muitos o maior e melhor jogador de League of Legends.

Após essa afirmação, a Riot afirma que esse cerne do campeão, os combos, não será alterado, mas realmente a interação entre as habilidades fazem com que cada ordem no qual elas são executadas, crie novas possibilidades, fazendo com que a jogabilidade com o mesmo se torne muito mais ampla e menos unidimensional.

Conclusões

Certamente a atualização de Ryze o traz para os dias de hoje, com um novo kit e uma nova ultimate que permite muitas possibilidades. Além disso, ao que tudo indica, o campeão está com um balanceamento mais propício, o que significa que a Riot não deve ter muito trabalho para fazer os ajustes finos futuramente.

A mudança cosmética é muito bem vinda, desfazendo o visual de boneco estranho de cor estranha sem qualquer lógica, e criando um mago rúnico que inclusive traz tatuagens que reagem aos seus poderes, se iluminando quando a anergia arcana deixa seu corpo.

Por enquanto a lore do mesmo não foi revelada, mas dado o trabalho que tem sido feito nessa área, certamente uma boa temática colocando-o nos conflitos de Runeterra deve seguir.

Junto a atualização do campeão, foram lançadas várias novas splash art de suas skins, também refeitas e baseadas no novo modelo do campeão, trazendo um velho conhecido, com cara nova, para os presentes dias de League of Legends.