Notícias

League of Legends: Impressões sobre Ivern, o Pai do Verde

Por: Gabriel 'Arddhu' Gastaldo - GameHall - 20/09/2016 10:40:37
League of Legends: Impressões sobre Ivern, o Pai do Verde

Ivern, o Pai do Verde

Ivern, o Pai do Verde foi revelado nesta semana em League of Legends e tive a oportunidade de testá-lo no PBE.

Levem em consideração que eu não sou um bom jogador (ouro 5 fala por mim) portanto pautem-se nisso ao acompanhar minhas impressões e me acompanhem.

A primeira coisa que você sente ao jogar com o Ivern é sua imensa empatia e simpatia, acredito que ele seja o campeão com frases mais suaves e agradáveis do jogo, ainda mais que a Lulu por exemplo.

Ivern é uma criatura da floresta, suas poucas linhas de lore dizem que ele já foi conhecido por "o Cruel" mas que isso mudou depois que ele se emaranhou com um Salgueiro Divino.

Logo a princípio já vemos que sua simpatia faz parte do "núcleo" do campeão, suas falas dentro de jogo apenas refletem isso.

Essas falas e essa simpatia, no entanto, não existem apenas para dar tema a ele, elas o definem pois isso é parte fundamental de seu estilo de jogo.

Jogando com Ivern

Ivern não atacas os monstros da Selva, ele os "liberta" e com isso consegue o buff provido por eles. Isso permite que ele consiga fazer dois, até três campos ao mesmo tempo iniciando a libertação em cada um deles e rotacionando dentro da própria selva concluindo essa libertação.

Mas isso tem um custo, libertar as criaturas da selva não é algo gratuito, custa um pouco de vida e tem um certo tempo de "conjuração" mas que não demanda que Ivern esteja junto para isso acontecer.

O que parece ser a maior vantagem do campeão, pode ser também a maior fraqueza dele, afinal, ele não é um campeão que se dá bem em lutas na selva, sendo provavelmente um alvo fácil para junglers mais agressivos como Nidalee, Rek'Sai, Lee Sin e... praticamente todos os outros junglers. Isso nos leva a pensar no conceito dele mais uma vez.

Ivern aparenta ser um Jungler com a intenção de também ser um Suporte, o que reforça isso é o fato dele possuir apenas uma skill agressiva e direta além da Ultimate.

Suas outras habilidades são a conjuração de um escudo em um aliado (ou em si mesmo) e a habilidade mais comentada dele, criar moitas.

Mas já chegaremos nela, vamos falar um pouco mais sobre todas as suas habilidades:

 

Kit

Passiva: Amigo da Floresta

Com exceção do Barão, do Arauto do Vazio e do Dragão, todos os outros monstros da selva são "amigos" de Ivern e ele não os ataca, ao invés disso, ele os liberta. Uma das habilidades mais interessantes, ela tem certos aspectos que ainda darão muito o que falar, como por exemplo, a partir do nível 5, ao fazer o Azuporã ou Rubrovira, os buffs Azul e Vermelho ele recebe o buff feito mas permite que mais um membro de seu time possa pegá-lo também.

Q: Encantador de Raízes

A única habilidade diretamente ofensiva de Ivern é o seu Q, no entanto ela ainda assim é uma habilidade de utilidade pois ao ser usada em alguma tropa ou monstro da selva, caso ele clique na unidade atingida, ele desliza diretamente para ela. Essa habilidade atravessa paredes e pode ser usada para dar mobilidade extra para Ivern.

W: Formação de Arbustos

Antes de mais nada, a criação de moitas é mais uma entre muitas habilidades que permitem a modificação do terreno, embora as outras no geral sejam para cortar acesso como a Ultimate de Azir, Taliyah, Jarvan entre outros.

Essa habilidade de criar arbustos pode dar janela para muitas jogadas com campeões como Rengar, além de trazer consigo uma habilidade passiva que faz com que enquanto ele está em um arbusto, tenha o alcance de seu ataque aumentado.

Os arbustos tem uma duração limitada, quando bem conjurados podem se conectar a outros arbustos e criar verdadeiras barreiras de visibilidade, conseguindo até pegar uma rota de ponta a ponta.

E: Semente Engatilhada

Essa habilidade é a principal de seu kit enquanto um "suporte" por dar um escudo a um aliado, que após algum tempo explode causando dano e lentidão em inimigos. Lembra em muito a habilidade de Sion, já que ela pode ser conjurada em si mesmo além de em um aliado.

Como eu disse anteriormente, seu Kit contém apenas uma habilidade de dano direto, já que o escudo dessa habilidade causar dano, é algo indireto.

R: Margarida!

A Ultimate de Ivern é talvez a habilidade mais simples de seu Kit, quem já joga com Annie ou Yorick por exemplo, esta acostumado a ter um "amigo fortão" (ou amiga poderosa) que compra a sua briga. Margarida é um "golem" de pedra, muito similar ao Azuporã, que obedece ao comando de Ivern e possui uma habilidade de ao acertar três vezes uma unidade, levando-os ao ar.

Visão de Jogo

Claro que muita coisa ainda precisa ser descoberta sobre o campeão, no uso dele da Selva, como já disse, vejo um campeão extremamente vulnerável a invasões e duelos, mas que pode contornar isso com boa visibilidade de mapa e pelo fato de não precisar ficar lutando contra os monstros da selva para garantir o seu farm.

Já em seu aspecto como suporte, ele pode prover vantagens para um atirador posicionando moitas que permitam a ele ficar inalvejável por ataques básicos inimigos por negar visibilidade, exatamente como aconteceria com um campeão entrando em qualquer moita normal do jogo. Além disso, sua Semente Engatilhada pode proteger bastante um campeão e até ter utilidade em uma luta em grupo aplicando lentidão.

Conclusões

Um fato concreto sobre Ivern é que ele chega com uma proposta completamente diferente para Caçador, com uma influência fortíssima de Suporte. Onde ele será usado exatamente? Não arrisco um palpite.

Minha conclusão principal sobre Ivern é que estamos diante de um campeão que terá mais impacto em jogo através da estratégia do que pelo combate direto, minha impressão mais forte dele, após testá-lo, é de que é o campeão mais tático do jogo, não apenas por poder colocar arbustos estratégicos, mas também pode poder fazer uma rotação da forma que bem entender, podendo conduzir seu jogo de uma forma talvez inovadora entre os campeões da selva.

Como ele será usado efetivamente em filas ranqueadas e competitivamente, somente o tempo (e os pro-players) poderão dizer. Vale lembrar que ele ainda não foi lançado no servidor oficial e não está disponível para ser utilizado, o que faz com que até que ele venha a ser efetivamente lançado, possa sofrer muitos nerfs e buffs. Claro, após seu lançamento, a impressão geral da comunidade irá direcionar também se ele está forte ou fraco, se será usado como suporte, caçador ou deixado de lado ate receber uma nova atenção da Riot.

Por fim, posso dizer que essa atitude da Riot é extremamente ousada, um campeão com essa combinação de habilidades e esse conceito vem para mostrar que eles não tem medo de tentar coisas novas, o que é excelente para o ecossistema do joguinho!

Ivern