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Quais são as marcas que mais combinam com o público de esports?

Por: Thiago Alves da Silva - Colaboração com a GameHall - 19/05/2017 04:14:14
Quais são as marcas que mais combinam com o público de esports?

Até agora, a maioria das empresas e marcas que entraram no segmento de esportes e entretenimento foram ativadas para a indústria de games e esports. A GMR Marketing, recentemente, fez uma pesquisa denominada “e-Sports Marketing: Start with the Consumer” sobre a percepção dos fãs de esports e jogadores sobre marketing dentro do mercado de games.

Aqui estão alguns pontos interessantes que eles revelaram sobre o assunto:

1.Jogos virtuais estão em toda parte

Jogos virtuais e a cultura gamer é muito maior do que as pessoas percebem. 64% da população geral dos EUA, com idade superior a 13 anos, joga jogos de vídeo game de algum tipo, seja ele console ou PC.

2. Marketing é importante, mas precisa de um bom produto para melhorar seu alcance

A cada dia aumenta o número de pessoas que jogam em apenas um dispositivo. Com este cenário, é necessário que os jogos sejam pensados para multi plataformas, em outras palavras, há cada vez menos crossover entre os jogadores de PC e jogadores de console, então você precisará usar táticas diferentes para alcançar os vários grupos de jogadores.

3.Há uma grande diferença entre jogos em geral e e-Sports.

Há uma distinção importante a fazer entre "jogos casuais" e " jogos competitivos". Enquanto a maioria dos jogadores em geral dos EUA preferem console ao invés de PC (47% contra 27%), o público de PC seria mais engajado em e-Sports do que os jogadores de console.

4.Marketing offline ainda funciona.

Existem várias oportunidades para as marcas que buscam atingir o público gamer. Plataformas de jogos baseadas em console é um bom início para quem quer começar a investir na área. E uma vez que 69% dos jogadores de console preferem cópias físicas de jogos (ou seja, entrar numa loja e comprar), alcançá-los através de promoções de varejo será uma tática de marketing.

5.Marketing digital aos gamers do PC.

Por outro lado, os jogadores de PC (incluindo, mas não se limitando ao público competitivo de e-Sports) preferem downloads digitais de jogos (75%), tornando as promoções digitais/ sociais muito mais eficazes para atingir esse tipo de consumidor.

6. Marcas que mais combinam com e-Sports

Na pesquisa, a GMR Marketing aponta que quatro segmentos são os que mais se adequam ao consumo do espectador de e-Sports, são eles:

- Bebidas energéticas (Red Bull, TNT)
- Software e hardware para gamers (Mouse, placas de vídeo, teclado)
- Bebidas de esportes tradicionais (Powerade, Gatorade)
- Empresas de entretenimento via streaming (Netflix, Spotify)

O esports vem cada dia mais mostrando seu valor, entenda mais desse mercado para não ficar para trás!

Thiago Alves da Silva (thiagoa.silva@yahoo.com.br) é graduado em Publicidade e propaganda pela Unicsul e extensão em Trade Marketing pela ESPM com 9 anos de experiência em Marketing de tecnologia sendo 4 anos deles no Mercado de games.

[Créditos da Foto: Riot Games e Alienware]