Regulamentos

Introdução
Este documento regulamenta e informa todos os envolvidos (liga, organizações, jogadores e afiliados) sobre as regras e condições a serem seguidas antes, durante e após a Segunda Etapa da Liga de CS:GO 2016 realizada pela XLG (Xtreme League).
 
A Segunda Etapa da Temporada 2016 da XLG terá inicio no dia 23/08, contando com seis equipes provenientes da Primeira Etapa e classificadas através do Torneio de Acesso. Toda a etapa será dividia em duas fases: a primeira é a fase de pontos, onde todos se enfrentam no formato de liga; a segunda fase contará com as quatro melhores equipes se enfrentando no modo mata-mata até que a campeã seja definida em formato de eliminatórias.
 
1 Definições
1.1 Abrangência
As regras aqui seccionadas englobam toda a Segunda Etapa da Temporada 2016 da XLG de CS:GO. Qualquer situação que se caracterize como fora da jurisdição da XLG, é de responsabilidade única e exclusiva de seus envolvidos.
 
1.2 Termo de concordância
Todos os participantes da Série XLG CS:GO deverão estar de acordo com as regras deste documento para a participação da Segunda Etapa da Temporada 2016. Qualquer objeção contra qualquer parâmetro aqui estipulado, será desconsiderada.
 
1.3 Autorização de uso de imagem
Ao inscrever a equipe no campeonato, os participantes concordam em ceder, neste ato, os direitos de uso de imagem e assinatura da equipe que representam para a XLG, em banners, peças publicitárias, PRs, comunicações em mídias em redes sociais, e-mail marketing, transmissão ao vivo, replays, VODs e eventuais ações relacionadas a promover o campeonato.
 
1.4 Administração
A Segunda Etapa da Temporada 2016 da XLG será ministrada por responsáveis para auxiliar e ajuizar as equipes, mais organizações  em seu decorrer, designados como Admins (Administradores).
 
1.5 Torneio de Terceiros
A XLG se resguarda do direito de ponderar as decisões tomadas por outras Ligas se aplicadas a qualquer equipe ou organização participante da Temporada 2016, reiterando se concluir necessário.
 
1.6 Deposição
A equipe que se retirar em qualquer estágio da Temporada 2016, estará abdicando de qualquer premiação como também de sua colocação.
 
1.7 Confidencialidade
Qualquer assunto tratado internamente entre a XLG, equipes e organizações, devem permanecer confidenciais. A divulgação desses materiais sem a devida autorização de todas as partes acarretará em punições ao envolvidos.
 
1.8 Mudança de regras
A Administração da XLG se reguarda ao direito de alterar reste Regulamento sempre que julgar necessário para o desenvolvimento regular da Temporada 2016. E de responsabilidade dos participantes consultar este documento periodicamente.
 
2 Participação
2.1 Jogadores
Para estar apto a participar da Temporada 2016, o jogador deverá ser inscrito junto de uma equipe. O jogador deve pertencer a uma equipe que atenda os requisitos legais e esteja em conformidade com as regras seccionadas neste regulamento.
 
2.1.1 Faixa etária
O jogador deverá ter no mínimo 14 anos completos em 2015.
 
2.2 Equipe
Cada equipe deverá ser composta por cinco jogadores titulares, e de dois à cinco reservas.
 
2.2.1 Inscrição
As equipes deverão ser inscritas no CNPJ (ativo) e ter uma conta bancária pessoa jurídica em qualquer banco, mesmo se a empresa for do tipo MEI.
 
2.2.2 Conta dos jogadores
  • Todos os jogadores inscritos deverão informar suas respectivas contas no Steam (STEAM_0:X:XXXXXX);
  • Não é permitido o compartilhamento ou troca de contas;
  • Os jogadores deverão permanecer com as mesmas contas até o final da Etapa;
  • Jogadores banidos pela distribuidora não serão permitidos;
2.2.3 Documentação das organizações
Todas as organizações deverão estar devidamente documentadas com CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), e manter todas as autorizações, licenças e alvarás que sejam necessários para execução de suas atividades.
 
2.2.4 Múltiplas equipes
Cada organização poderá manter uma única equipe em toda a Temporada 2016 da XLG de CS:GO e limitando-se a essa quantidade. Incluindo o Torneio de Acesso.
São consideradas diferentes organizações as entidades detentoras de nome, CNPJ e quadro societário completamente distintos.
 
2.3 Participação de funcionários da liga
Jogadores não podem ser funcionários das empresa envolvidas direta ou indiretamente no projeto, seja da XLG ou de afiliadas, em qualquer momento durante toda a Temporada.
 
3. Estrutura da Temporada
3.1 Segunda Etapa
3.1.1 Resumo
Ao final da Segunda Etapa da Temporada 2016, as quatro equipes com maior pontuação manterão suas respectivas vagas na Liga XLG de CS:GO. Por sua vez, as duas equipes com pior desempenho poderão competir no Torneio de Acesso para a permanência na liga. Mais detalhes sobre o Torneio de Acesso podem ser encontrados na seção 3.2.
 
3.1.2 Fase de Pontos
Esta etapa conta com seis equipes. Cada equipe enfrentará cada uma das demais uma vez, em séries MD2. Os lados serão pré-determinados, e as equipes começarão de CT ou TR um número igual de vezes. O ranking da liga será determinado pelo sistema de pontuação como descrito abaixo:
  • Vitória: 3 Pontos
  • Empate: 1 Ponto
  • Derrota: 0 Pontos
Ao final de todas as partidas, as quatro equipes com melhor pontuação avançarão para a fase de Eliminatórias, que ocorrerá conforme item 3.1.4.
 
3.1.3 Empates
Se ao final da Fase de Pontos houver duas equipes empatadas (com a mesma pontuação), os seguintes critérios de desempate são aplicados na seguinte ordem:
 
1 - Maior número de jogos únicos vencidos durante a fase de pontos.
2 - Saldo de rounds.
3 - Maior número rounds ganhos.
4 - Menor número de rounds perdidos.
5 - Confronto Direto entre as equipes.
 
Caso seja necessário o confronto direto (Critério 5), as equipes empatadas se enfrentarão em partida MD1 (melhor-de-um), para definir quem avançará. No caso de empate entre mais de duas equipes, será criada uma tabela adicional todos contra todos até que seja definido o vencedor. Partidas de desempate ocorrerão após a última partida da primeira fase (pontos), mas antes do inicio da segunda fase (eliminatórias).
 
3.1.4 Fase Eliminatória 
Ao final da primeira fase (pontos), as quatro equipes com melhor pontuação avançam para a fase seguinte (eliminatórias). As quatro equipes se enfrentarão em formato de eliminação simples, com as partidas semifinais em MD3(melhor-de-três) e a final em MD5 (melhor-de-cinco), respeitando a colocação prévia na fase inicial da Série XLG CS:GO.
 
Uma semifinal será entre a equipe que terminar a fase anterior em 1º lugar e aquela que terminar a fase anterior em 4º lugar. A outra semifinal será entre a equipe que terminar a fase anterior em 2º lugar e aquela que terminar a fase anterior em 3º lugar. 
 
Após as semifinais, para a definição de 3º e 4º lugares, os seguintes critérios serão aplicados, nessa ordem: 
 
1 – Maior número de jogos vencidos na semifinal. 
2 – Maior número na soma do saldo de rounds de todas as partidas da série. 
3 – Maior número na soma dos rounds ganhos de todas as partidas da série. 
4 – Menor número na soma dos rounds perdidos de todas as partidas da série. 
5 – Colocação final na primeira fase (após desempates).
 
3.2 Torneio de Acesso 
Antes da final da Série XLG CS:GO, as duas equipes que terminarem a Etapa nas duas últimas colocações (5º e 6º), enfrentarão as duas equipes definidas através da classificatória realizada pela Gamers Club. A equipe que terminar em 5º lugar da Liga poderá escolher a equipe adversária entre as duas vindas da classificatória. A equipe que não for escolhida deverá enfrentar o 6º lugar da Liga. As equipes vencedoras garantirão vaga para a Etapa/Temporada seguinte da Liga e as duas equipes derrotadas poderão tentar o acesso novamente através do Torneio de Acesso no final da etapa de acordo com a temporada vigente.
 
3.3 Super Final
Ao final das duas etapas realizadas durante o ano, teremos uma super final em dezembro com as duas melhores equipes de cada etapa, formando assim quatro participantes no total.
  • As equipes participantes serão definidas da seguinte forma:
  • Campeão e Vice-campeão de Primeira Etapa;
  • Campeão e Vice-campeão da Segunda Etapa.
3.3.1 Repetição
Em caso de repetição de uma ou mais equipes nas colocações da Primeira e Segunda Etapa, utilizaremos os seguintes critérios para a definição:
 
1 - O terceiro lugar da Segunda Etapa assumirá a vaga.
2 - O Quarto lugar da Segunda Etapa assumirá a vaga.
 
3.3.2 Confronto
Os confrontos da Super Final serão realizados da seguinte forma:
Campeão da Primeira Etapa vs Vice-campeão da Segunda Etapa (ou quem assumir a vaga de acordo com a seção 3.5.1);
Campeão da Segunda Etapa vs Vice-campeão da Primeira Etapa (ou quem assumir a vaga da Segunda Etapa de acordo com a seção 3.5.1).
 
O vencedor de cada partida avançará para disputa da Grande Final do torneio em MD5, para que sejam definidos o Campeão e Vice-campeão da Temporada. A definição do terceiro e quarto lugares será através dos seguintes critérios:
 
1 - Maior número de jogos vencidos na semifinal.
2 - Maior número na soma do saldo de rounds de todas as partidas da série.
3 - Maior número na soma dos rounds ganhos de todas as partidas da série.
4 - Menor número na soma dos rounds perdidos de todas as partidas da série.
5 - Confronto direto entre as equipes.
 
Caso seja necessário o confronto direto (critério 5), as equipes empatadas se enfrentarão em partida MD1, para definir a colocação final de cada uma delas. A partida de desempate ocorrerá simultaneamente com a partida final.
 
4. Cronograma da Segunda Etapa
4.1 Calendário e cronograma da Fase de Pontos - Segunda Etapa
4.2 Calendário e cronograma da Fase Eliminatória - Segunda Etapa
4.3 Calendário e cronograma do Torneio de Acesso - Segunda Etapa
4.4 Calendário e cronograma da Super Final
 
5 Substituição
5.1 Segunda Etapa - Primeira Inscrição
As equipes participantes da segunda etapa terão até o dia 15 de julho para inscrever ao menos cinco titulares. Após esta inscrição, estes jogadores deverão permanecer na lista enviada no prazo da segunda inscrição, porém a ordem de titular e reserva poderá ser modificada desde que os cinco primeiros jogadores sejam mantidos na lista final.
 
5.1.1 Segunda Etapa - Segunda Inscrição
As equipes participantes da segunda etapa terão até o dia 28 de julho para realizarem a inscrição final, é válido lembrar que é necessário manter os cinco primeiros jogadores inscritos, e além disso a equipe deverá inscrever de DOIS a CINCO reservas, além do COACH que também é obrigatório.
 
5.2 Substituição de jogadores e suas limitações.
A equipe terá liberdade de efetuar as seguintes substituições:
  • Jogador titular para reserva;
  • Jogador reserva para titular;
  • Adicionar mais jogadores à reserva, de acordo com a seção 5.5;
  • Remover jogadores da formação, de acordo com a seção 5.5.
5.3 Substituições comuns
A equipe terá liberdade de substituir sues jogadores dentre os reservas e vice-versa previamente inscritos:
  • No máximo SEIS horas antes do inicio da partida;
  • No intervalo entre as partidas de uma série.
5.3.1 Substituição prerrogativa
Cada equipe terá liberdade de adicionar ou remover jogador sem penalização por um única aplicação individual. Substituições prerrogativas são permitidas apenas uma vez por etapa e durante as fases de pontos.
 
5.4 Substituições mandatórias
A Administração da XLG se resguarda do direito de obrigar a substituição ou remoção de um ou mais jogadores da equipe, caso seja apresentado qualquer situação que desestabilize o andamento da das partidas.
 
5.5 Substituições irregulares
Qualquer adição ou remoção de jogadores durante a Fase de Eliminatórias não serão permitidas.
 
5.6 Adição ou remoção de jogadores
Caso uma equipe queira adicionar e/ou remover um ou mais jogadores de sua formação, deverá notificar a Administração da XLG 48 horas antes da próxima partida. Por serem processos que se enquadram na seção 5.2, a equipe será penalizada em 2 pontos de acordo com cada aplicação individual.
 
6 Conduta e regras do jogo
6.1 Conduta
A organização e seus respectivos jogadores deverão seguir uma conduta respeitável diante aos Admins, companheiros de time, oponentes e espectadores. As organizações são responsáveis por qualquer atitude de seus afiliados e serão penalizadas se associação negativa for comprovada. Quaisquer atitudes que sejam contra estes princípios, são passíveis a punições. Vide seções subsequentes para mais detalhes.
 
6.1.1 Ofensas
Quaisquer ofensas cometidas por algum jogador ou organização, que seja relacionada a qualquer característica física ou comportamental de outro sujeito ou grupo.
 
6.1.2 Comportamento abusivo
Envios múltiplos de mensagens dentro e fora do jogo, falta de respeito para com Admins, recusa de cumprimento e sair da partida antes que a mesma seja concluída, são atitudes consideradas abusivas.
 
6.1.3 Falsear informações
Quaisquer informações passadas por jogadores ou organizações que sejam inverídicas.
 
6.1.4 Hacking
Qualquer aplicação que modifique o cliente do jogo em prol de beneficiar ou prejudicar um jogador ou equipe.
 
6.1.5 Exploração
Qualquer ação que abuse de bugs e clitches em beneficio próprio.
 
6.1.6 Manipulação de resultados
Acordar com outra entidade e/ou sujeito a manipulação de resultados.
 
6.2 Regras do jogo
6.2.1.1 Gamers Club
Todos os jogos serão realizados na plataforma Gamers Club, sendo assim, todas as equipes e seus respectivos jogadores deverão cumprir todas as regras internas da plataforma.
 
6.2.1.2 Alteração da programação
A Administração da XLG pode a seu critério reordenar a programação das partidas de qualquer dia e horário. Caso ocorra tal procedimento, todas as equipes participantes serão informadas o mais rápido possível.
 
6.2.1.3 Preparação
Todos os participantes deverão estar devidamente preparados para o inicio de suas partidas. É de obrigação de cada um, efetuar os testes necessários em seus computadores. Problemas técnicos apresentados após todos estarem pronto, serão desconsiderados em caso e algum julgamento especifico, exceto em casos de perda de conexão de internet e energia elétrica.
 
6.2.2 Inicio da partida
A partida deverá começar com no máximo 15 minutos de atraso, caso esse limite seja atingido a equipe poderá sofrer punições.
 
6.2.3 Mapas
Os mapas disponíveis para Escolha e Veto são:
  • Dust 2
  • Cache
  • Cobblestone
  • Nuke
  • Mirage
  • Overpass
  • Train
6.2.4 Melhor-de-dois
Ambos os times irão vetar UM mapa cada alternadamente até completar QUATRO vetos ao todo, dos TRÊS mapas restantes a equipe que começou a vetar irá escolher qual mapa deseja jogar na primeira partida, já a segunda partida será definida pela segunda equipe que deverá escolher dentre os dois mapas restante, e o mapa que sobrar será descartado da série. A equipe que começará vetando será a equipe que estiver melhor colocada na tabela, e caso haja um empate a definição será feita através do item 3.13 do regulamento que trata sobre desempates. Em todas as partidas, haverá inicialmente um round-faca para definir os lados.
 
OBS: Este veto será realizado via skype em uma sala criada antes da partida, pois a plataforma GamersClub não possui formato MD2.
 
6.2.5 Melhor-de-três
Ambos os times irão vetar um mapa alternadamente na partida criada no site da Gamersclub, depois ambos os times irão escolher um mapa alternadamente. Mais uma vez, cada time veta mais um mapa alternadamente e em caso de acontecer uma terceira partida de uma série, o mapa que sobrou será o escolhido. A equipe que começará vetando será a equipe que estiver melhor colocada na tabela, e caso haja um empate a definição será feita através do item 3.13 do regulamento que trata sobre desempates. Em todas as partidas, haverá inicialmente um round-faca para definir os lados.
 
6.2.6 Melhor-de-cinco
Ambos os times irão vetar um mapa alternadamente na partida criada no site da Gamersclub, depois ambos os times irão escolher uma mapa alternadamente, até que sejam definidos os cinco mapas das partidas. Em todas as partidas, haverá inicialmente um round-faca para definir os lados.
 
6.2.7 Overtime
Sempre que o limite de partidas MD3 e MD5 atingir o número máximo de 30 rounds jogadores, irá ocorrer o Overtime. Configurado como mp_maxrounds 6 e mp_startmoney 1000. Os jogadores irão continuar jogando até que um vencedor seja definido.
 
6.2.8 Pausa
Nas fases de Pontos e Eliminatórias, apenas dois tipos de pausas serão permitidas:
 
Pausa tática: Cada equipe terá direito a uma pausa por lado durante a partida, cada pausa deverá durar no máximo três minutos;
Pausa técnica: A equipe terá direito de pausar a partida caso tenha algum problema que o impeça o andamento da mesma, seja problema de servidor, conexão, hardware e outros;
Pausa administrativa: A administração da XLG poderá solicitar que a partida seja pausada a qualquer momento.
 
Em caso de pausa técnica a equipe deverá informar imediatamente a administração da XLG sobre o motivo. Caso a pausa atinja o limite máximo de 10 minutos a organização poderá aplicar o item 5.4.
 
6.2.9 Número de jogadores
Ambos os times deverão ter os cinco jogadores definidos para inicio da partida. Se um ou mias jogadores de uma respectiva equipe, não comparecerem à partida quando requisitados, o resultado será definido como W.O.
 
6.2.10 Servidor
Caso ocorra algum erro no servidor antes de completar três rounds, a partida deverá ser reiniciada a partir da conclusão do modo-faca, ou seja, partindo do momento que os lados foram definidos; se a partida estiver com mais de três rounds contados, a pontuação continuará a mesma e os seguintes parâmetros serão definidos para ambos os times: mp_startmoney 5000 e os rounds restantes deverão ser jogados.
 
6.2.10.1 Queda do jogador
Caso um jogador caia no primeiro round antes de qualquer dano ser aplicado, e qualquer tipo de granada ser lançada, o round poderá ser reiniciado; se o jogador cair em qualquer outro momento, o round não será cancelado.
 
6.2.11 Tempo de intervalo
Haverá um intervalo entre as partidas de 5 minutos. Os Admins poderão alterar esses períodos se necessário.
 
6.2.12 Nick dos jogadores
Todos os nicks dos jogadores deverão ser minimamente entendíveis e utilizados conforme são conhecidos. Os jogadores deverão permanecer com os mesmos nicks do começo até o final da Etapa.
 
6.2.13 Divulgação de resultados
A divulgação de resultados por qualquer meio de informação, em tempo real ou antes da conclusão da partida, resultará em punições, vide seção 7.
 
7 Penalidades
7.1 Tipos de penalidades
O descumprimento do disposto na sessão 6 poderá ensejar a aplicação das seguintes penalidades, conforme o nível da infração cometida pela equipe (organização, jogadores e associados).
  • Advertência Verbal
  • Perda da escolha de lado
  • Perda de Séries
  • Perda de Partidas
  • Suspensões
  • Perda de Premiação
  • Desclassificação
  • Exclusão da Liga
7.2 Divulgação de penalidades aplicadas
A XLG terá todos os direitos de publicar e declarar que um membro da equipe foi penalizado. Qualquer membro da equipe ou time poderá ser citado nessas declarações, renunciando assim a qualquer direito de ação judicial contra a XLG, ou seus parceiros, subsidiários, afiliados, funcionários, agentes ou contratados.
 
7.3 Deveres das equipes
As equipes deverão cumprir as informações contratuais abaixo, e o não cumprimento das mesmas acarretará em punições.
 
7.3.1 Sessão de fotos e Videos
As equipes deverão levar os jogadores titulares e reservas para sessão de fotos e videos no estúdio do UOL. Eles deverão comparecer uma vez por temporada, com data marcada em comum acordo com o UOL e limitado a 14 dias antes do torneio.
7.3.1.1 Nova inscrição
Caso um novo jogador seja inscrito ele não poderá jogar até que faça a sessão de fotos.
7.3.1.2 Penalidade
A punição para os dois itens anteriores será a perda de 3 pontos na tabela, já as demais punições serão de acordo com os termos em contrato.
 
7.3.2 Conteúdo
A equipe deverá enviar um jogador em até três dias antes da partida ao estúdio do UOL para gravação de conteúdo em video.
7.3.2.1 Penalidade
Primeira Ocorrência: Notificação por e-mail
Segunda Ocorrência em diante: Será aplicada uma multa de acordo com os termos em contrato.
 
7.3.3 Disponibilidade
As equipes e seus respectivos jogadores devem estar aptos a jogar, ter seu cliente do jogo devidamente atualizado e em contato com a organização do torneio com 60 minutos de antecedência da partida.
7.3.1 Penalidade
A penalidade para descumprimento desta regra será a perda de 3 pontos.
 
7.3.4 Informações das equipes
As equipes deverão enviar informações sobre a história do time e perfil completo de todos os jogadores no máximo até 14 dias antes do início do torneio.
7.3.4.1 Penalidade
Caso a equipe não tenha enviado as informações de um determinado jogador, o mesmo não estará apto a participar da partida e a penalidade será aplicada de acordo com os termos em contrato.
 
7.3.5 Participação na transmissão
A equipe deverá disponibilizar um jogador mais um membro da comissão técnica ou diretoria do time, para participar da transmissão via videoconferência no skype ou similar, por dia de partida jogada.
7.3.5.1 Penalidade
  • Primeira Ocorrência: Notificação por e-mail
  • Segunda Ocorrência em diante: Será aplicada uma multa de acordo com os termos em contrato.
 
7.3.6 Divulgação
As equipes e jogadores deverão postar nas redes sociais fazendo uso do link traqueado fornecido pela XLG.
7.3.6.1 Equipes
  • Mínimo de 1 post no Facebook por confronto;
  • Mínimo de 1 compartilhamento da transmissão ao vivo no Facebook por confronto;
  • Mínimo de 1 post no Twitter por confronto;
7.3.6.1 Jogadores
  • Mínimo de 1 post no Facebook por confronto;
  • Mínimo de 1 compartilhamento da transmissão ao vivo no Facebook por confronto;
  • Mínimo de 1 post no Twitter por confronto;
7.3.6.2 Penalidade
  • Primeira ocorrência: Notificação por e-mail;
  • Segunda ocorrência em diante: Será aplicada uma multa de acordo com os termos em contrato.
 
7.3.7 Comparecimento
As equipes deverão jogar todos os jogos em que forem convocadas.
7.3.7.1 Penalidade
  • Primeira ocorrência: Perda de 3 pontos, além de multa aplicada de acordo com os termos em contrato.
  • Segunda ocorrência: Perda de 6 pontos, além de multa aplicada de acordo com os termos em contrato.
  • Terceira ocorrência: Será aplicada uma multa de acordo com os termos em contrato e a equipe será banida da liga.
 
8 Premiação
Todos os valores da premiação e seu pagamentos serão realizados de acordo com os termos em contrato.
 
9 Transmissão
9.1 Partidas transmitidas
Todas as partidas serão transmitidas no canal oficial da XLG no Azubu.
 
9.2 Exclusividade
A XLG é detentora de todos os direitos de transmissão. Nenhum jogador, organização ou afiliados estão autorizados a transmitir as partidas, antes, durante ou após a realização dos eventos.
 
10 Declarações depreciativas
As equipes e seus membros concordam a não fazer, publicar, comunicar, e/ou sugerir, a qualquer tempo, título e/ou em qualquer mídia, qualquer comentário negativo ou depreciativo sobre os eventos promovidos pela XLG, organizados, jogos disputados, e/ou quaisquer parceiros envolvidos.
 
11 Decisões finais
Todas as decisões a respeito de interpretação das regras, elegibilidade de jogadores, calendário, cronograma e penalidades por mau comportamento dependem apenas das decisões de Administração da XLG. As decisões tomadas não podem ser objeto de recurso e não darão origem a qualquer reclamação por danos monetários ou qualquer outra medida.